Métodos de como saber a numeração do aro (tamanho) das alianças ou anéis
Obter o tamanho correto do aro das alianças é importante para o uso adequado da joia, evitando desconfortos e até sua perda.
Por isso, recomendamos que os métodos sejam executados abaixo com muita precisão, principalmente devido as numerações variarem em milímetros de uma para outra.
Sempre que possível, efetue a conferência por meio de um medidor de anéis ou um aneleira em qualquer joalheria.
MÉTODO 1: Medidor de Anéis
Utilize um anel fino, de preferência sem pedras ou detalhes e não arredondado por dentro. Coloque o anel no medidor e anote a medida indicada. Se o anel ficar entre dois números, coloque o valor intermediário (Exemplo: entre 16 e 17: Medida = 16,5). O medidor de anéis também pode ser encontrado em lojas de fornituras e até mesmo no Mercado Livre.
IMPORTANTE: Alianças são utilizadas no dedo anelar direito durante o noivado e no dedo anelar esquerdo após o casamento. Já os anéis de noivado são comumente utilizados no anelar esquerdo. Fique atento na hora de utilizar um anel como parâmetro: ele deve ser usado no mesmo dedo que se pretende medir! É muito comum que dedos correspondentes da mão direita e esquerda tenham tamanhos diferentes.
MÉTODO 2: Aneleira
A aneleira tem diversos tamanhos de anéis. Experimente tamanhos próximos a sua medida. Achou o tamanho certo? Experimente um número abaixo e outro acima para se certificar de que aquela é realmente sua medida.
IMPORTANTE: Nossos dedos tendem a inchar no calor, por isso, nunca escolha uma medida muito apertada;
Segure o peso do restante da aneleira e veja se o tamanho escolhido está adequado;
A aliança deve ficar confortável, mas não muito larga. É importante que ela apresente uma leve resistência na junta do dedo na hora de ser colocada e retirada. Isso evita perdas.
Alianças anatômicas são mais confortáveis;
Modelos acima de 6 mm de largura produzem maior sensação de aperto.
Os demais métodos são menos precisos, por isso, recomendamos que você opte por pelo menos 2 deles. Seja bastante detalhista, pois as numerações variam de uma para outra em milímetros!
MÉTODO 3: Fita em volta do dedo (pouco preciso)
Esse é um dos métodos mais simples para descobrir a medida dos dedos, porém para que funcione, deve ser corretamente seguido pois sua precisão não é muito alta. Você precisará apenas de um cordão (ou fita), uma tesoura, uma régua e a tabela de correspondência abaixo.
Dê uma volta com o barbante no dedo que deseja medir. Faça um nó. Caso tenha dificuldades, peça para alguém te auxiliar nesse procedimento. O barbante deve ficar justinho ao dedo, porém sem te apertar.
Corte, com a tesoura, o pedaço do barbante que envolve a parte de trás do dedo. Abra o pedaço obtido e faça a medição na régua. Não se preocupe em deixar a fita ou o barbante perfeitamente esticado, além de ser difícil, provavelmente irá mostrar uma medida um pouco maior do que a real. Cuidado, certifique-se de que você está medido, de fato, a parte do barbante que estava ao redor do seu dedo.
Uma outra opção é utilizar fita ou barbante sem dar nó, apenas torcendo e marcando o ponto para corte e posterior medição. Veja abaixo.
Anote o valor indicado na régua e procure o correspondente na tabela. Recomendamos que você repita essa operação ao menos 3 vezes com barbantes e fitas diferentes de, no máximo, 1 cm de largura. Como já dito, a variação de medidas ocorre em questão de milímetros, por isso qualquer erro de procedimento pode acarretar em medidas diferenciadas. Ainda está na dúvida e não quer errar? Lembre-se que os métodos mais confiáveis serão sempre o Medidor de Anéis e a Aneleira, disponíveis em qualquer joalheria.
DESCOBRINDO O DIÂMETRO INTERNO DAS ALIANÇAS
Neste método devemos medir somente a parte interna da aliança, em linha reta, de uma extremidade a outra, não medir as bordas, mas somente a extremidade interna. Após obter a medida você deve utilizar a tabela abaixo para descobrir o tamanho de sua aliança.